sexta-feira, 18 de julho de 2014

TAG: Os 12 meses do ano na estante


1. Janeiro: o mês que inicia um novo ano. Indica um livro com uma epígrafe que gostes.
Esta é fácil: O Dia em que te esqueci de Margarida Rebelo Pinto. É escrita por José Eduardo Agualusa in As mulheres do Meu Pai. Passo a transcrever:
«-E aquilo o que é?
-Um sonho. Um sonho mecânico. Deixei-o aí para me lembrar que também aos sonhos os devora a ferrugem. A ferrugem nunca dorme.»

2. Fevereiro: o mês mais curto e o menos cortês. Indica um livro pequeno que não tenhas gostado muito.
Para este mês escolhi A Metamorfose de Kafka. Foi o primeiro livro e único até agora que li deste autor e a verdade é que ao contrário de muita gente, atrevo-me mesmo a dizer da maior parte, eu não gostei. Não sei se era por já saber a história, se por ter as expectativas demasiado altas, se a altura em que o li não foi a mais indicada, não sei... A mim não me convenceu :x

3. Março: No dia 8 celebra-se o Dia Internacional da Mulher. Indica um livro que tenha uma mulher na capa e que tenha sido escrito por uma.
Para esta categoria escolhi o livro Rumo ao farol de Virginia Woolf. A minha edição é um livro de bolso da Europa-América. Não sei como são as outras edições deste livro mas a minha tem uma mulher.

4. Abril: "Em Abril, águas mil". Diz qual o último livro que te fez chorar.
So easy... A rapariga que roubava livros de Markus Zusak!!! Acho que foi o único livro que li até agora que me tenha feito chorar.

5. Maio: Primavera no seu auge. Indica um livro cujo título contenha ou esteja relacionado com as palavras 'Primavera', 'flores' ou 'pássaros'.
Para esta categoria escolhi o livro Mar de Papoilas de Amitav Ghosh. Não tem nenhuma das palavras mencionadas mas tem um tipo especifico de flores portanto penso que sirva...

6. Junho: No dia 1 celebra-se o Dia Mundial da Criança. Indica um livro infantil com uma criança na capa.
Escolhi o livro Recados da Mãe de Maria Teresa Gonzalez, da editora Verbo que tem a cara de uma menina na capa.

7. Julho: Sétimo mês do ano, o número mágico. Indica qual o livro com a tua criatura mágica/sobrenatural preferida.
Pois, esta é a pior de todas... Não gosto muito de livros de fantasia e do sobrenatural portanto nunca li nada do género nem tenho nada na minha estante sobre o assunto. Sim, eu não li o Harry Potter :x
Portanto acho que vou escolher, só mesmo para não deixar em branco, a personagem masculina do livro Só no escuro podes ver as estrelas de Cristina Boavida, que era um extraterrestre... Conta?

8. Agosto: mês de sol, férias e praia. Indica um livro com uma capa amarela ou laranja.
Esta também é muito fácil... Memorial do Convento de José Saramago. Todas as capas de uma edição da Caminho são amarelinhas ^^

9. Setembro: mês de regresso às aulas. Indica um livro que te lembre os teus tempos de escola.
Para não repetir a resposta anterior vou escolher o livro Felizmente há luar! do Luís de Sttau Monteiro mas também podia escolher por exemplo Frei Luís de Sousa de Almeida Garrett ou Os Maias de Eça de Queirós.

10. Outubro: O único mês cujo nome inicia e termina com a mesma letra. Indica um livro cujo título comece e termine com a mesma letra.
Ui, tantos... Por exemplo O Retorno de Dulce Maria Cardoso.

11. Novembro: mês de São Martinho, castanhas e vinho. Indica um livro que tenha na capa algo relacionado com a comida e/ou bebida.
Relacionado com comida não tenho nenhuma mas com bebida tenho alguns... Por exemplo Uma Americana em Pequim de Ann Mah da editora ASA. É um livro que fala sobre comida chinesa e na capa tem uma mulher a segurar numa caneca, suponho que seja de chá...

12. Dezembro: mês do Natal. Indica um livro que tenha as cores verde e vermelho na capa.
Para esta categoria escolhi o livro Cândido ou o optimismo de Voltaire. A edição que eu tenho é da Tinta da China e portanto a capa é verde e vermelha (Sim, eu leio livros de filosofia).


E pronto, espero que tenham ficado a conhecer um pouco melhor a minha estante e os livros que nela habitam. Até à próxima!

Sem comentários:

Enviar um comentário