segunda-feira, 21 de julho de 2014

8 portugueses em viagem


Saudações a todos! Hoje venho inaugurar uma nova etiqueta do blog chamada crónicas. Nela pretendo escrever aquilo que me apetecer sobre um tema em especifico ou apenas divagar sobre assuntos que me atormentem ou simplesmente contar coisas que me fizeram tropeçar na vida. Pretendo ilustrar as crónicas com fotografias da minha autoria, sendo que nem todas as crónicas terão obrigatoriamente de ser ilustradas. Hoje venho-vos falar sobre dois temas que me fascinam: viagens e livros. Estava eu a folhear o livro de Gonçalo Cadilhe, que comprei por impulso, intitulado O mundo é fácil e nas últimas páginas são mencionados sete escritores portugueses que escrevem sobre viagens e os seus respectivos livros. Então vocês perguntam 'mas no título diz oito...' ao que eu esclareço que o oitavo é o próprio Gonçalo Cadilhe! Penso que ele não se iria auto-mencionar pelo que me cabe a mim fazê-lo. Mas vamos lá ao que interessa... São mencionados os seguintes livros:
  • "Sul" de Miguel Sousa Tavares
  • "Caderno afegão" de Alexandra Lucas Coelho
  • "Fronteiras perdidas, contos para viajar" de José Eduardo Agualusa
  • "Baía dos tigres" de Pedro Rosa Mendes
  • "Viagens sentimentais" de Tiago Salazar
  • "Mar de especiarias" de Joaquim Magalhães de Castro
  • "Histórias etíopes" de Miguel João Ramos
  • "O mundo é fácil" de Gonçalo Cadilhe
E pronto, são estes os livros, espero que algum deles vos tenha despertado interesse. O último livro mencionado é o livro de onde retirei os outros, como já mencionei. Na página seguinte há uma lista de livros recomendados para serem lidos em viagens específicas, distribuídos por continentes. Por exemplo um dos livros mencionados no continente europeu é "Morte em Veneza" de Thomas Mann. E acho que é tudo por agora... Se quiserem a lista completa que mencionei ou se já tiverem lido algum destes livros ou algum destes autores portugueses, deixem os vossos comentários. Sintam-se à vontade para participar no blog com as vossas opiniões. Vou deixar-vos com uma frase mencionada no livro que gostei bastante. Até à próxima!

«Viajar é um catalisador do destino: obriga a que aconteçam "coisas"...»

Sem comentários:

Enviar um comentário