quarta-feira, 16 de julho de 2014

TAG: Chocolates literários

1. Chocolate preto: um livro que aborda um tema escuro (abuso, violência doméstica, solidão, assédio, morte, etc.)
Nesta categoria eu escolhi o livro Veronika decide morrer de Paulo Coelho que aborda, como o próprio nome indica, o suicídio.

2.Chocolate branco: um livro leve e divertido que tu adores.
Para esta categoria escolhi o livro odília de Patrícia Portela que é um livro bastante pequeno, divertido, cheio de ilustrações e do qual eu gostei bastante.

3. Chocolate de leite: um livro do qual muitas pessoas falam e que queres muito ler.
Muitas pessoas falam dos livros de Haruki Murakami e sinceramente eu tenho bastante curiosidade em ler mas ainda não surgiu oportunidade. Penso que de todos os que ouvi falar aquele que me despertou mais interesse foi o 1Q84 composto, se não me engano, por 4 volumes.

4. Chocolate recheado com caramelo: um livro que te derreteu o coração.
Ok, aqui vem a parte lamechas... Qualquer um do Nicholas sparks que eu tenha lido (e já li bastantes) me derreteu o coração. São romances fortes, cheios de sentimentalismo e com algo que toca em qualquer um de nós que é o amor.

5. Kinder surpresa: um livro que te surpreendeu recentemente.
Hummmm... São muitos os livros que me surpreendem, principalmente se eu não conhecer o autor ou nunca tiver lido nada dele portanto a primeira vez que leio algo bom de um autor é sempre uma surpresa... Vou escolher talvez A Sombra do Vento de Carlos Ruiz Záfon que me prendeu desde o inicio até ao final. Quando o livro me veio parar às mãos (foi uma oferta) eu nunca tinha ouvido falar dele, nem do autor, nem de nada que pudesse comprometer a leitura. Mas devo dizer que assim que me vi sozinha com ele, nunca mais o larguei e li-o de uma assentada por isso sim, posso dizer que foi um livro que me surpreendeu.

6. Lion: um livro que te deu vontade de rosnar, de tão chateado(a) que ficaste.
Para esta categoria eu escolhi o livro O Homem lento de J. M. Coetzee. Já não me lembro muito bem da história mas na altura em que o li, lembro-me que quando cheguei ao final fiquei imensamente chateada porque achava que o livro merecia um final bem melhor do que aquele que teve. Era como se o livro ainda não tivesse chegado ao fim. Pareceu-me que tinha ficado a meio. Lá está, somos influenciados pela altura em que lemos as coisas e pelos acontecimentos que passam à nossa volta, talvez se o lesse agora a minha opinião fosse outra mas lembro-me que na altura não gostei nada do desfecho.

7. Chocolate quente com marshmallows: um livro que já leste e voltarias a ler centenas de vezes.
Esta categoria é fortemente influenciada pelo nosso livro favorito, pois quando dizemos que um livro é o nosso favorito, estamos a dizer que o achámos tão bom, tão bom, que não nos importaríamos de o voltar a ler... No entanto, vou sucumbir ao desejo de escrever Walden (que para quem ainda não sabe é o meu livro preferido de todos os tempos!!!) e dizer que voltaria a ler O monge que vendeu o seu ferrari de Robin Sharma. Foi um livro que serviu para me conhecer um pouco melhor e que, clichés à parte, mudou a minha vida para melhor. Nunca somos a mesma pessoa depois de ler um bom livro e acredito que se relesse o livro o iria ver sempre de uma outra forma.

8. Caixa de chocolates: um livro que já leste e que tem algo que agrade a todos.
Opáaaa... Nunca se pode agradar a gregos e a troianos... Cada pessoa tem os seus gostos literários e portanto qualquer que seja o livro que eu indique, haverá de certeza alguém que não goste... Portanto nada feito...

Espero que tenham gostado. Se quiseres comentem a dizer o que acharam e como responderiam. Até à próxima!

Sem comentários:

Enviar um comentário