terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Página-a-página #225

«Teria querido desfazer-me em lágrimas, mas não podia chorar. Era demasiado adulto para o fazer, tinha demasiadas experiências na minha vida. Neste mundo existe um tipo de tristeza que não te permite verter lágrimas. É uma das coisas que não é possível explicar a ninguém e, mesmo que pudesses, ninguém te compreenderia. E essa tristeza, sem mudar de forma, vai-se acumulando em silêncio no teu coração como a neve numa noite sem vento.
Uma vez, quando era mais novo, tentara traduzi-la em palavras. Mas por mais que me esforçasse por encontrar as palavras adequadas, não conseguira transmiti-la a ninguém, nem sequer a mim mesmo, e abandonara a tentativa. De modo que bloqueara as palavras, bloqueara o meu coração. Quando é tão profunda, a tristeza nem sequer se permite metamorfosear-se em lágrimas.»

O Impíedoso País das Maravilhas e o Fim do Mundo
Haruki Murakami

Sem comentários:

Enviar um comentário