quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

TAG: Livros opostos

Primeiro vs último livro que compraste:
Não me lembro ao certo qual o primeiro livro que comprei mas talvez tenha sido Uma aventura no Algarve. Lembro-me que a minha pequena aventura literária começou pela série Uma aventura das escritoras Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães portanto se não foi esse, há-de ter sido um outro da colecção. O último livro que comprei foi A livraria noite e dia do Senhor Penumbra de Robin Sloan numa promoção que a Bertrand fez.

Um livro que pagaste caro vs um livro que pagaste barato:
Ora bem, o livro mais barato que eu comprei até hoje foi Um dia de David Nicholls pelo qual paguei um euro numa feira de livros usados em Lisboa e o livro que paguei mais caro até hoje penso que tenha sido Folhas de erva de Walt Whitman pelo qual dei uns bons trinta euros.

Um protagonista homem vs uma protagonista mulher:
Para esta categoria vou escolher precisamente Christopher McCandless de Into the wild ou Na natureza selvagem, como foi traduzido para português, e vou escolher, dentro do mesmo género, Cheryl Strayed do livro Wild ou Livre (em português). São ambos livros biográficos e são de um género do qual eu gosto portanto, por serem baseados em factos reais são talvez os personagens que mais me digam alguma coisa.

Um livro que leste muito rápido vs um livro que demoraste algum tempo a ler:
Um livro que li muito rápido foi Para onde vão os guarda-chuvas de Afonso Cruz, que apesar de ainda ser um livro grandito, tem capítulos muito pequenos que se lêem de uma assentada. Um livro que demorei algum tempo a ler foi Mrs. Dalloway de Virgina Woolf, que como sabem, retomei a leitura há pouco tempo mas já tinha tentado ler antes e ficou pela metade portanto, como só o retomei passado uns dois anos desde a primeira vez, acho que foi o livro que mais tempo levei a ler.

Uma capa bonita vs uma capa feia:
Uma capa que eu considero bonita na minha estante é, por exemplo, A rapariga das laranjas de Jostein Gaarder e uma que considero feia é, do mesmo autor, O enigma e o espelho. Ambas são da editora Presença.

Um livro português vs livro estrangeiro:
Um livro português que habita na minha estante é, por exemplo, A persistência da memória de Daniel Oliveira e um livro estrangeiro é, por exemplo, Predadores de Pepetela.

Um livro fininho vs um livro grosso:
Um livro fininho que habita na minha estante é O sorriso aos pés da escada de Henry Miller, que tem cerca de  sessenta páginas e um livro grande é A montanha mágica de Thomas Mann que tem oitocentas e quarenta páginas.

Um livro de ficção vs não-ficção:
Um livro de não ficção pode ser Pense e fique rico de Napoleon Hill e de ficção Uma terra distante de Daniel Mason.

Um romance vs um livro de acção:
Um romance, como não podia deixar de ser, de Nicholas Sparks, é Quem ama acredita. Um livro de acção é que já é mais complicado... A Chave de Salomão de José Rodrigues dos Santos, acho que deve ser o mais próximo que consigo arranjar...

Um livro que te deixou feliz vs um livro que te deixou triste:
Um livro que me deixou triste foi Á primeira vista de Nicholas Sparks porque é uma continuação de um outro livro dele em que o primeiro acaba bem mas o autor achou que aquela história de amor não podia acabar bem e então publicou uma continuação do romance em que acaba mal.... Um que me deixou feliz foi O mistério do jogo das paciências de Jostein Gaarder.

E pronto, acho que desta vez já vos mostrei livrinhos mais variados que habitam lá por casa. Espero que tenham gostado. Até à próxima!

Sem comentários:

Enviar um comentário