sexta-feira, 2 de maio de 2014

Página-a-página #126


«-Os pensamentos vão voltar, mas evitem-nos. Vocês têm duas escolhas: dominar as vossas mentes, ou serem dominados por ela. Já viveram esta segunda alternativa - deixaram-se levar pelos medos, neuroses, insegurança - porque o homem tem tendência para a autodestruição. 
Não confundam a loucura com a perda de controlo. Lembrem-se que na tradição sufi, o principal mestre - Nasrudin - é o que todos chamam de louco. E justamente porque a sua cidade o considera insano, Nasrudin tem a possibilidade de dizer o que pensa, e fazer o que lhe apetece. Assim era como os bobos da corte, na época medieval; podiam alertar o rei sobre todos os perigos de que os ministros não ousavam falar, porque temiam perder os seus cargos.
Assim deve ser convosco; mantenham-se loucos, mas comportem-se como pessoas normais. Corram o risco de ser diferentes - mas aprendam a fazê-lo sem chamar a atenção. Concentrem-se nesta flor, e deixem que o verdadeiro Eu se manifeste.
-O que é o verdadeiro Eu? - interrompeu Veronika. Talvez todos ali soubessem, mas isso não importava: ela devia-se preocupar menos com a história de incomodar os outros.
O homem pareceu surpreso com a interrupção, mas respondeu:
-É aquilo que você é, não o que fizeram de si.»
Veronika decide morrer
Paulo Coelho

Sem comentários:

Enviar um comentário