domingo, 31 de agosto de 2014

Página-a-página #156

«Mas, o que quero dizer, sabe, é que a morte é incompreendida. Perder a vida não é a maior perda. Não é perda nenhuma. Para os outros, talvez, mas não para nós. Do nosso ponto de vista, a experiência é simplesmente interrompida. Do nosso ponto de vista, não há  perda. Está a ver? E, no entanto, talvez isto também seja um jogo de palavras, porque não a torna menos assustadora, pois não? O que realmente me mete medo é o tempo. É esse o verdadeiro demónio: empurrando-nos à chicotada quando preferíamos molengar, de tal forma que o presente passa a correr, impossível de agarrar, e, de súbito, tudo é passado, um passado que se recusa a ficar quieto, que se dilui nestas histórias imaginárias. O meu passado não me parece de todo real. A pessoa que o habitou não sou eu. É como se o meu ser presente estivesse em permanente dissolução. Há aquela frase de Heraclito: "Nenhum homem se banha duas vezes no mesmo rio, porque o rio não é o mesmo e ele não é o mesmo homem". É precisamente isso. Usufruímos dessa ilusão de continuidade e chamamos-lhe 'memória'. O que explica, talvez, que o nosso pior medo não seja o fim da vida, mas o fim das memórias. Isto faz sentido? Parece-lhe razoável? Insano?»
Os imperfeccionistas
Tom Rachman

Teens React to The Fault In Our Stars

sábado, 30 de agosto de 2014

TAG: De A a Z


Autor(a) preferido(a): Indiscutivelmente e sem dúvida alguma Thoreau para mim é o mestre.
Bebida preferida durante a leitura: Ultimamente tem sido chá.
Citação literária preferida: São muitas, é impossível escolher apenas uma!
Detestaste ler: Não é que tenha detestado ler mas penso que já referi aqui no blog que o livro A Metamorfose me decepcionou.
Estás a ler: Neste momento estou a ler Os Imperfeccionistas de Tom Rachman.
Feliz por teres dado uma oportunidade: José Rodrigues dos Santos, definitivamente!
Género literário que não lês: Fantasia/fantástico/Sobrenatural.
Hardcover ou paperback: Para ler, paperback, sem dúvida. Para ficar bonitinho na estante, os hardcovers têm o seu encanto.
Internet ou livrarias físicas: Livrarias físicas é sempre outra coisa! A nível de descontos, Internet!!!
Julgas um livro pela capa? Algumas vezes sim mas os meus livros favoritos têm todos eles capas horríveis portanto...
Kobo ou kindle? Nem um, nem outro. Folhinhas são boas para a alma!
Livro mais longo que já leste: Acho que foi A Fórmula de Deus. Tem 571 páginas.
Momento importante na tua vida literária: A Lua de Joana que foi o livro que me fez apaixonar pela leitura.
Número de estantes que possuis: Uma estante, 6 prateleiras.
Obsessão literária: Não é propriamente uma obsessão mas tudo o que tem a ver com Into the wild me agrada.
Personagem literária que terias namorado na escola: Bad one! Não faço ideia... hum... Christopher McCandless do Into the wild pode ser?
Quantos livros tens por ler? À volta dos 25...
Ressacas literárias, quando foi a tua última? No inicio de Agosto... Não conseguia pegar em livro nenhum!!
Saga ou série que começaste e precisas de acabar: Não costumo ler séries ou sagas portanto...
Três dos teus livros preferidos de sempre: Walden de Thoreau, O monge que vendeu o seu ferrari de Robin Sharma e A insustentável leveza do ser de Milan Kundera.
Último livro que leste: Uma noite em Nova Iorque de Tiago Rebelo.
Voltavas a ler: Só mesmo para não repetir nenhum livro já mencionado, O Retrato de Dorian Grey de Oscar Wilde.
Wishlist literária: qual o último livro que adicionaste à tua wishlist? How to be an explorer of the world de Keri Smith. Mas a nível de literatura foi Ele está de volta de Timur Vermes.
X: marca o teu lugar, qual o 24º livro da tua estante? Folhas de Erva de Walt Whitman.
YA ou livros adultos? Depende do estado de alma!
ZZZ... qual o último livro que te manteve acordada até tarde? À espera de Moby Dick de Nuno Amado.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

TOP 5: Filmes sobre culinária

Chocolat (2000). Charlie and the Chocolate Factory (2005). No Reservations (2007)

Julie & Julia (2009). The Hundred-foot-journey (2014).

Como publiquei recentemente um post sobre este último filme, cujo tema é a culinária, decidi fazer um apanhado de outros quatro filmes acerca do mesmo tema e constituir assim um TOP 5. Os dois primeiros residem essencialmente no fabrico e consumo de chocolate, enquanto que os outros focam a paixão pela culinária em si. Já viram algum destes filmes? Conhecem outros filmes sobre este tema de que tenham gostado muito? Deixem as respostas nos comentários. Bon apetit!

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Uma boa história nunca acaba #94


-A comida são memórias.

The Hundred-Foot-Journey (2014). Drama. RomanceHassan Kadam é um novato em culinária, possuidor do equivalente gastronómico ao ouvido absoluto. Tendo saído da sua Índia natal, a Família Kadam, chefiada pelo pai, instala-se na antiga aldeia de Lumière, no Sul de França. Repleta de charme, ela é tão pitoresca como elegante, o lugar perfeito para se instalarem e abrirem um restaurante indiano, o Maison Mumbai. Isto é, até que a Madame Mallory, a fria proprietária do Le Saule Pleureur, um restaurante de comida clássica galardoado com uma estrela Michelin, tome conhecimento da existência do novo restaurante; os seus protestos iniciais contra a abertura de um restaurante indiano a cem passos do seu disparam para uma guerra sem quartel entre os dois estabelecimentos… até que as paixões de Hassan pela grande cozinha francesa e pela encantadora sous chef de Madame Mallory, Marguerite, se vêm juntar ao delicioso e misterioso talento que ele tem para criar magia entre as duas culturas e conferir ao Lumière novos sabores que nem Madame Mallory poderá ignorar. É sem dúvida um filme obrigatório para quem gosta de assuntos relacionados com a cozinha e a culinária! 

domingo, 24 de agosto de 2014

Personalidades #14


 Silvia Pelissero nasceu em Roma no ano de 1991, estudou alguns anos na escola de arte Italiana Giorgio De Chirico, mas abandonou o curso e acabou aprimorando-se de maneira autodidacta. Actualmente é mais conhecida como Agnes Cecile, artista de incríveis aquarelas. Para quem quiser saber um pouco mais sobre a artista, aqui ficam os links onde podem visualizar alguns dos seus trabalhos.

Um poema, um pensamento #5


Meditação Anciã de Ruy Belo
Declamado por Guilherme Gomes

sábado, 23 de agosto de 2014

Divulgando #18


https://www.youtube.com/user/communitychannel
http://www.facebook.com/pages/community-channel/6783117830

Community Channel é um canal no youtube que se ocupa de fazer vídeos que retrata, de forma exagerada, situações do dia-a-dia, nomeadamente as reacções das pessoas a certos acontecimentos. Os vídeos são criados pela Natalie e são essencialmente monólogos e sketches focados no humor. O vídeo acima é sobre o facto de pensarmos melhor quando estamos no banho. Vale a pena ver! 

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Divulgando #17


http://www.listchallenges.com/rory-gilmore-reading-challenge
http://rorygilmorebookproject.blogspot.pt/

Rory Gilmore Book Project é um projecto literário baseado na série Gilmore Girls que consiste em ler todos os livros que foram mencionados, lidos ou mostrados na série. A grande maioria são clássicos mas também se encontram alguns YA e outros. A lista é grande e muito provavelmente alguns dos livros não existem traduzidos em Portugal pelo que, para quem quiser aceitar o desafio, preparem-se para ler em inglês. Este desafio, no entanto, pode ser apenas um ponto de partida para aqueles que quiserem ler um bom livro e não souberem o que ler, não tendo de ler, obviamente, todos os livros da lista.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Histórias com história #4


Gilmore Girls (2000-2007). Traduzida para Portugal como Tal mãe, tal filha. É classificada como comédia/drama e explora temas como a família, amizade, conflitos entre classes sociais, amor, educação, etc. Acerca do enredo... Lorelai Gilmore fez algumas escolhas erradas em sua vida, mas tem feito o melhor que pode para educar a sua filha Rory e colocá-la na faculdade. Lorelai teve Rory com apenas dezesseis anos e isto causou muita fricção com seus conservadores pais, Richard e Emily Gilmore. Esta família de classe alta decidiu que Lorelai teria de se casar com o pai de Rory e, devido a imensas discussões, Lorelai decide fugir de casa, emancipar-se e criar Rory sozinha. Encontra refúgio na pequena cidade de Stars Hollow, onde o povoado é tudo menos usual. A pequena cidade, que parece ter saído de um livro de contos infantis, é um local agradável para se viver. Repleta de pessoas que as tratam bem, como Sookie St. James, cozinheira na pousada em que Lorelai é gerente e Luke Danes, dono da lanchonete mais movimentada de Stars Hollow, que tem uma queda por Lorelai. Este blog aconselha!

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Uma boa história nunca acaba #93


My sassy girl (2008). Comédia. Drama. Romance. Deixem-me pensar primeiro um bocadinho sobre o que dizer acerca deste filme... Ora bem, para começar, este filme é totalmente imprevisível, isso é garantido! Assim que começamos a ver o filme, pensamos que a personagem feminina é completamente louca. Contudo no final percebemos então todas as razões para o seu comportamento. É um filme diferente dos outros pelo seu enredo mas idêntico a nível de clichés românticos. Para quem gosta do género é um bom filme. Aconselho!


segunda-feira, 11 de agosto de 2014

TAG: Dias da semana em livros

1. Domingo: um livro que não queres que termine ou não quiseste que terminasse.
Hummm... são tantos os livros que eu gostava que não terminassem... Para não estar sempre a nomear os meus livros favoritos como Walden e tentar mostrar um bocadinho mais daquilo que tenho na estante vou escolher o livro A rapariga que roubava livros de Markus Zusak que foi um livro que me envolveu de tal forma que o enredo já fazia parte da minha vida. Foi um livro que me custou a largar!

2. Segunda-feira: um livro que tens preguiça de começar.
1984! Já tentei várias vezes começar a lê-lo mas por qualquer motivo nunca fui muito longe na leitura...

3. Terça-feira: um livro que te custou a ler ou leste por obrigação.
Eu vou ter de escolher O Memorial do Convento apesar de se ter tornado um livro bastante agradável de ler. No entanto as primeiras cem páginas foram bastantes penosas. Se não fosse leitura obrigatória secalhar não teria chegado ao fim e não saberia o que tinha perdido...

4. Quarta-feira: um livro que deixaste pela metade ou estás a ler neste momento.
O livro foi Pela estrada fora de Jack Kerouac e o motivo foi ter visto o filme primeiro. Detesto quando vejo um filme que gosto e depois descubro que havia um livro por trás! Foi o que aconteceu com este livro.

5. Quinta-feira: um livro que não recomendas.
Hummm... Há uns tempos comprei um livro só porque estava em promoção. Quando o li não achei nada de especial e achei que o livro nem o preço da promoção merecia. É então O conto do amor de Contardo Calligaris.

6. Sexta-feira: um livro que queres que chegue já à tua estante.
Não é que eu queira que chegue já já à minha estante mas depois de ter lido A fórmula de Deus de José Rodrigues dos Santos fiquei com bastante curiosa para ler mais coisas do autor. Talvez O sétimo selo seja uma boa aposta...

7. Sábado: um livro que quiseste começar novamente assim que terminou.
Qualquer um dos meus livros favoritos se enquadra nesta categoria. Para não me estar sempre a repetir vou escolher O Mundo de Sofia de Jostein Gaarder.

Quando decidi começar a responder a TAGs fi-lo porque queria mostrar-vos alguns dos livros que tenho na minha estante. Contudo começo a ver que há algumas categorias em que é inevitável escolher os mesmos livros, ou por serem os meus favoritos, ou por as categorias serem parecidas, ou por qualquer outro motivo... Talvez daqui para a frente tente evitar postar TAGs em que as categorias se assemelhem a outras já postadas. Espero que tenham gostado e até à próxima!

domingo, 10 de agosto de 2014

Bastille - Pompeii


Divulgando #16


http://detectivesselvagens.blogs.sapo.pt/
https://www.facebook.com/detectivesselvagens

Tomei conhecimento há pouco tempo de que iria surgir uma nova revista literária com artigos escritos por gente da blogosfera. Com o nome de Dectetives Selvagens, esta revista pretende dar a conhecer vários géneros literários entre os quais poesia e contos. A edição número zero já se encontra disponível no site. Se estiverem interessados ou quiserem saber mais, dêem uma espreitadela no site e facebook.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Página-a-página #155

«Até as nossas vidas são geridas pelo caos. Imagina, por exemplo, que te metes no carro e, antes de arrancares, percebes que a aba do teu casaco ficou presa na porta. O que fazes então? Abres a porta, ajeitas a aba, fechas a porta e arrancas. Perdeste cinco segundos neste processo. Quando chegares à primeira esquina, aparece um camião que te abalroa. Resultado, ficas paraplégico a vida toda. Agora imagina que não prendeste a aba do casaco na porta. O que acontece? Arrancas imediatamente o carro e chegas à esquina cinco segundos antes, não é? Olhas para a direita, vês o camião a aproximar-se, esperas que ele passe e depois prossegues a tua viagem. É isto a teoria do Caos. Por causa da aba do teu casaco presa na porta do carro, perdeste cinco segundos que te vão fazer a diferença o resto da vida." Fez um gesto resignado. "Pequenas causas, grandes efeitos."
A fórmula de Deus
José Rodrigues dos Santos

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Página-a-página #154

«"Não terás vindo a Coimbra por estares condicionado psicologicamente pelo facto de eu me encontrar doente? Não estarei eu a comer esta papa por me achar condicionado fisiologicamente a ela ou por me revelar influenciado por um qualquer anúncio televisivo sem que disso tenha consciência? Hã?" Balançou as sobrancelhas para cima e para baixo, a enfatizar o que acabara de dizer. "Até que ponto somos mesmo livres? Não se estará a dar o caso de tomarmos decisões que parecem ser livres mas que, se formos a analisar a sua origem profunda, são condicionadas por um número se fim de factores, de cuja existência muitas vezes nem nos apercebemos? Será que a livre vontade não passa afinal de uma ilusão? Será que está tudo determinado, apesar de não termos consciência disso?"»
A fórmula de Deus
José Rodrigues dos Santos

domingo, 3 de agosto de 2014

Divulgando #15


www.postcrossing.com
Postcrossing. É um site que permite a troca de postais entre pessoas de todo o mundo. Basta inscrevermo-nos, preencher os nossos dados pessoais e pedir cinco moradas de quaisquer pessoas. Depois é só enviar cinco postais para essas pessoas e esperar por receber em nossa casa outros cinco postais de outras pessoas aleatórias. Á medida que vamos aumentando o número de postais enviados, vai aumentando o número de postais que se podem enviar de uma vez. É um óptimo conceito para conhecer o mundo e as pessoas que nele habitam e, quem sabe, fazer amigos e contactos para a vida!

sábado, 2 de agosto de 2014

Página-a-página #153

«"Porque não conheço provas da existência de Deus, mas, sabendo o que sei sobre o universo, também não tenho a certeza que Ele não exista." Tossiu. "Sabes, há uma parte de mim que é ateia. Sempre me pareceu que Deus não passa de uma criação humana, de uma maravilhosa invenção que nos conforta e que nos preenche convenientemente lacunas do nosso conhecimento. Por exemplo, uma pessoa vai a passar uma ponte e a ponte cai. Como ninguém sabe por que razão a ponte caiu, todos atribuem esse facto à vontade divina." Encolheu os ombros, imitando um ar resignado. "Foi Deus que fez isso." Tossiu. "Mas hoje, com os nossos conhecimentos científicos, já sabemos que a ponte caiu, não devido a um acto de Deus, mas porque houve uma erosão no solo, ou peso a mais para aquela estrutura, enfim, há uma explicação verdadeira que não tem origem divina. Percebes? É isto que se chama o Deus-das-lacunas. Quando ignoramos algo, invocamos Deus e a coisa fica explicada, quando, na verdade, existem outras explicações mais verdadeiras, embora possamos não as conhecer."»

A fórmula de Deus
José Rodrigues dos Santos

Página-a-página #152


«"É o meu corpo. Refiro-me a ele como se dissesse: é a minha televisão, é o meu carro, é a minha caneta,. Neste caso, é o meu corpo. É algo que é meu, é uma propriedade minha."  Encostou a palma da mão ao peito. "Mas se eu digo, o corpo é meu, o que eu estou a dizer é que eu não sou o corpo. O corpo é meu, não sou eu. Então, o que sou eu?" Colocou o dedo à testa. "Eu sou os meus pensamentos, a minha experiência, os meus sentimentos. Isso sou eu. Eu sou a minha consciência. Mas agora repara. Será que a minha consciência, este eu que sou eu, é a alma?"»
A fórmula de Deus
José Rodrigues dos Santos

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Um desafio por mês #21


Agosto #9

Chegas-me na noite profunda em corpo de silêncio que branqueia o negrume que vislumbro e fere os meus olhos. Chegas e, sem qualquer cautela, ficas. Decides que serias silêncio permanente e calarias em mim murmúrios suplicantes de amor e vida. Eras silêncio em forma e desejo e criaste em mim forma e desejo de calmaria. Éramos dois corações universalmente descompassados em infinitos pensamentos descoordenados até nos calarmos. Hoje somos silêncio que vagueia na brisa dos nossos pensamentos e dele fazemos nascer a mais bela das melodias. Pensamos numa só divagação, unimos vontades e enquanto isso entretemo-nos na vida. Porque é em silêncio que o homem faz as maiores viagens da sua existência, nessa noite tivemos a certeza do que vivíamos. E pela noite da eternidade seríamos silêncio uno com vontades e corações unidos na silenciosa melodia do amor.

Alexandra Oliveira Villar