sábado, 30 de junho de 2012

Uma boa história nunca acaba #15


«What does the world means to you?
Think of an idea to change our world - and put it into ACTION

Pay it forward (2000). Drama. Romance. Mimi Leder. Um professor de estudos sociais propõe à sua turma do sétimo ano que pensem numa ideia capaz de mudar o mundo e que a coloquem em acção. Trevor inicia então um movimento de favores em cadeia. Este movimento que atinge inesperadamente proporções gigantescas, consiste em cada pessoa fazer três favores a alguém e falar-lhes deste moviemnto. Assim, três pessoas passarão a palavra a outras três que por sua vez passarão a outras três e assim por diante. Um filme a não perder!

terça-feira, 26 de junho de 2012

Uma boa história nunca acaba #14


«Não sei se cada um de nós tem um destino ou se andamos apenas à deriva, ao sabor do vento. Talvez aconteçam ambas ao mesmo tempo.»

Forrest Gump (1994). Robert Zemeckis. Drama. Romance. Baseado no romance de Winston Groom. Quarenta anos da história dos Estados Unidos, vistos pelos olhos de um rapaz com o QI abaixo da média. Um filme que não deve deixar de ser visto.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Página-a-página #20


«Mas... Senhora Dona Ciência, o seu nariz é curto. E os seus olhos não vão mais longe do que a ponta do seu nariz: As suas descobertas... não foram feitas por si. Os seus códigos são provisórios - como sabe. As suas explicações não provam nada, porque de resto nada se prova. E pior é que nem explicam! Se eu for capaz de ver, tão real e perfeitamente como vejo o meu próprio corpo, o corpo duma pessoa inexistente ou desaparecida, - que me explica a ciência chamando a isso uma alucinação? E como me prova que essa pessoa que eu vejo não existe? É por meio dos sentidos do meu corpo que me apercebo do meu corpo.E é também por meio dos sentidos do meu corpo que me apercebo desse outro corpo... irreal. E que me importa que qualquer pessoa presente não possa ver esse fantasma (chamemos-lhe assim) que estou vendo? Essa outra pessoa e eu não estamos no mesmo instante: Ela não vê agora o fantasma que eu vejo - como não vê agora as pessoas com quem eu ontem falei(...).»

Páginas de Doutrina e Crítica da Presença
Textos de José Régio

Personalidades #7


Erich von Daniken. Escritor suíço. Conhecido pelos seus trabalhos sobre a potencial influência que seres extraterrestres possam ter tido na pré-história.


Eram os Deuses Astronautas? Foi um bestseller do escritor que sustenta a sua tese no facto de existirem criações pré-histórias que não têm resposta para a possibilidade da sua construção por seres humanos. Assim, surge a hipótese de que talvez já tenhamos sido visitados por seres extraterrestres no passado e que estes nos deixaram provas da sua existência.

 

sábado, 23 de junho de 2012

Personalidades #6


Alan Turing (1912-1954). Matemático. Lógico. Criptoanalista. Influente no desenvolvimento da ciência da computação. Desempenhou um papel importante na criação dos computadores modernos. Formalizou também o conceito de algoritmo e computação com a máquina de Turing.


Hoje comemora-se o 100º aniversário de Turing!

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Uma boa história nunca acaba #13


« Olhem além da pintura. Vamos tentar abrir as nossas mentes para uma nova ideia. »

Mona Lisa Smile (2003). Mike Newell. Drama. Romance. Este filme ocorre na década de 50 e conta a história de uma professora de arte (Julia Roberts) que, educada na California, enfrenta uma escola feminina, tradicionalista onde as mais brilhantes mulheres dos Estados Unidos recebem uma dispendiosa educação para se transformarem em cultas esposas e responsáveis mães. No filme, a professora irá tentar abrir a mente das suas alunas para um pensamento liberal, enfrentando a administração da escola e as próprias jovens.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Uma boa história nunca acaba #12


The king Speech (2010). Tom Hooper. David Seidler. Biografia. Drama. História. Este é um filme baseado num acontecimento real, a história do rei George VI, pai da actual rainha de Inglaterra. 

Video Motivacional


Baseado na pergunta: O que você quer ser quando crescer?
Apesar de estar em brasileiro, decidi postar este vídeo porque hoje-em-dia temos cada vez mais dificuldade em nos focarmos no que é essencial e em quais são os nossos objectivos de vida. Assim, gastando apenas 5 minutos do nosso tempo podemos repensar no que gostaríamos de mudar nas nossas vidas.
"O que você quer ser quando crescer?"

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Página-a-página #19


Página-página #18


 «... as pessoas verdadeiramente esclarecidas nunca tentam ser iguais às outras. Pelo contrário, tentam ser superiores ao seu antigo eu. Não corras contra os outros. Corre contra ti próprio. 
(...)
Falta-lhes um ingrediente básico para uma vida preenchida e iluminada: a liberdade de ver a floresta para lá das árvores, a liberdade de escolher o que é certo sobre o que é urgente.
(...)
Porque é que achas que tens de fazer tudo como toda a gente faz? Sê dono do teu nariz. Porque é que não começas a trabalhar uma hora mais cedo, para poderes ter o prazer de fazer um passeio a meio da manhã, naquele parque tão bonito que fica do outro lado da rua do teu escritório?
(...) Uma das coisas mais trágicas que uma pessoa pode fazer é adiar a vida.»

Cap. 10 e 11
O Monge que vendeu o seu Ferrari
Robin S. Sharma

Página-a-página #17


«-A coragem permite-te seres senhor de ti próprio. A coragem permite-te fazeres tudo o que quiseres, porque sabes que está certo. A coragem dá-te autocontrolo para persistires onde outros fracassaram. E, por fim, o grau de coragem com que vives determina a percentagem de realização com que és brindado.
(...)
Faz as coisas que temes. Começa a viver com energia desenfreada e entusiasmo sem fim. Vê o sol nascer. Dança à chuva. Sê a pessoas que sonhas ser. Faz as coisas que sempre quiseste fazer, mas que não fazias, pensando que eras demasiado novo, demasiado velho, demasiado rico, ou demasiado pobre. Prepara-te para viver uma vida plenamente desperta e sublimada. No Oriente, dizem que a sorte favorece a mente preparada. Eu acredito que a vida favorece a mente preparada.
(...)
Quando conquistas os teus medos, conquistas a tua vida.
(...)
'Mostra um pensamento e colherás uma acção. Colhe uma acção e cultivarás um hábito. Mostra um hábito e colherás um carácter. Cultiva um carácter e colherás o teu destino.'
 (...)
-Fracassar é não ter coragem de tentar e nada mais. A única coisa que impede as pessoas de conquistarem os seus sonhos é o medo do fracasso. E, no entanto, o fracasso é essencial para o sucesso em qualquer área. O fracasso põe-nos à prova e permite-nos crescer. Oferece-nos lições e orienta-nos no caminho do esclarecimento.»


A antiga arte da auto-liderança
Cap.9
O Monge que vendeu o seu Ferrari
Robin S. Sharma

terça-feira, 19 de junho de 2012

Página-a-página #16


«Li, algures, que as pessoas que estudam os outros são sábias, mas as pessoas que se estudam a si próprias são iluminadas.
(...) 
O objectivo da vida é uma vida com objectivos.
(...)
A vida é engraçada, as pessoas pensam que, quanto menos trabalharem, mais hipóteses têm de aproveitar a felicidade. Mas a verdadeira fonte de felicidade reside numa só palavra: realização. A felicidade duradoura advém de trabalharmos com persistência para nos sentirmos realizados e avançarmos com segurança no sentido da nossa vida.
(...)
existem três espelhos que formam o reflexo de uma pessoa. O primeiro é como tu te vês a ti próprio, o segundo é como os outros te vêem e o terceiro espelho reflecte a verdade. Conhece-te a ti mesmo, John. Conhece a verdade.»

Acende a tua chama interior
Cap. 8
O Monge que vendeu o seu Ferrari
Robin S. Sharma

Uma boa história nunca acaba #11


Life in a day (2011). Kevin MacDonald. Documentário. Drama. Este é um filme que reúne mais de mil vídeos que engloba vários utilizadores do site youtube que se propuseram a filmar uma parte do seu dia: 24 de Julho de 2010.O filme estreou-se no Sundance Film Festival e foi transmitido ao vivo no youtube.

Um poema, um pensamento #2


Quando vier a Primavera. Alberto Caeiro.
Declamado por Pedro Lamares.

Página-a-página #15


«- Não existe uma realidade objectiva ou 'o mundo real'. Não existem absolutos. O rosto do teu maior inimigo pode ser o rosto do meu melhor amigo. Um acontecimento que parece uma tragédia para uma pessoa pode revelar as sementes de oportunidades sem limite para outra. O que realmente separa as pessoas que são geralmente positivas e optimistas daquelas que estão constantemente infelizes é a maneira como as circunstâncias  da vida são interpretadas e processadas.
(...)
A tua força de vontade é mais importante que o teu quociente de inteligência.
(...)
Deixarás de ser prisioneiro do teu passado. Pelo contrário, tornar-te-ás o arquitecto do teu futuro.
(...)
A maior parte das pessoas vive a um ritmo tão frenético que a quietude e o silêncio são coisas estranhas e desconfortáveis. A maior parte das pessoas que me escuta diz que não tem tempo para se sentar a olhar para uma flor. São essas pessoas que te dirão que não têm tempo para apreciar o riso das crianças ou para andar descalças à chuva. Essas pessoas dizem que estão demasiadas ocupadas. Nem sequer têm tempo para construir amizades, porque as amizades requerem tempo.
(...)
A imaginação é mais importante que o conhecimento.»


Um jardim extraordinário
Cap. 7
O Monge que vendeu o seu Ferrari
Robin S. Sharma

Página-a-página #14



«Todos os acontecimentos têm uma finalidade e todos os obstáculos, uma lição. Compreendi que o fracasso, seja de natureza pessoal, profissional ou espiritual, é essencial para a expansão pessoal. (...) Nunca te arrependas do teu passado. Acolhe-o como mestre que ele é.»

A miraculosa transformação de Julian Mantle
Cap. 3
O Monge que vendeu o seu Ferrari
Robin S. Sharma

domingo, 17 de junho de 2012

Página-a-página #13

«- Ah! meu rapazinho, meu rapazinho, como eu gosto de ouvir esse riso!
-Será esse o meu presente... será a mesma coisa que com a água.
-Que queres dizer com isso?
-As pessoas têm estrelas, que não são as mesmas para todas elas. Para uns, as estrelas são guias. Para outros não passam de pequenas luzes. Para outros, os sábios, são problemas. Para o meu homem de negócios, eram ouro. Todas essas estrelas, porém, permanecem caladas. Mas tu terás estrelas como ninguém tem...
-Que queres dizer com isso?
- Quando olhares para o céu de noite, porque habitarei numa delas, porque rirei numa delas, será para ti como se todas as estrelas se rissem. Só tu tens estrelas que se sabem rir!
E riu-se outra vez.»

Cap. XXVI
O Principezinho
Antoine de Saint-Exupéry

Um poema, um pensamento #1


«Não sei por onde vou, Não sei para onde vou, Sei que não vou por aí!»
Cântico Negro. José Régio. 

domingo, 10 de junho de 2012

Uma boa história nunca acaba #10


The motorcycle diaries (2004). Walter Salles. Biografia. Drama. Aventura. Ernesto Che Guevara, um jovem de 23 anos no último ano de medicina e Alberto Granado, com 29, bioquímico, partem para uma aventura: atravessar a América do Sul de mota. A viagem trás muitos acontecimentos inesperados bem como lições de vida. Baseado nos cadernos que Che Guevara escrevera durante a viagem, este filme retrata a forma como o mundo transformou os pensamentos destes dois jovens.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Uma boa história nunca acaba #9

Cada segundo conta.

127 hours (2010). Acção. Aventura. Danny Boyle. A história verídica da impressionante aventura do montanhista Aron Ralston, na sua luta ao ficar preso após uma queda num desfiladeiro isolado no Utah (EUA). Durante os cinco dias seguintes Ralston examina a sua vida e sobrevive aos elementos para finalmente descobrir que tem a coragem e os recursos para se libertar por qualquer meio necessário, escalar uma parede com 200 metros e caminhar mais de 12 km antes de ser finalmente salvo. Ao longo da sua viagem, Ralston recorda amigos, amantes, família e as duas caminhantes que conheceu antes do acidente.



Uma boa história nunca acaba #8



Waking life (2001). Filme estadunidense dirigido por Richard Linklater .
Um aprofundamento no trato do existencialismo, na forma como o mundo é visto do ponto de vista filosófico. Após não conseguir acordar de um sonho, um jovem passa a encontrar pessoas da vida real no seu mundo imaginário, com quem tem longas conversas sobre os vários estados da consciência humana e discussões filosóficas e religiosas. Um excelente filme, do meu ponto de vista. Ganhou os prémios Cinema do Futuro e Lanterna Mágica, no Festival de Veneza e recebeu uma indicação ao Prémio Adoro Cinema 2002, na categoria de Melhor Filme de Animação.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Página-a-página #12


«O que restou dos moribundos do Camboja?
Uma grande fotografia da estrela americana com um bebé amarelo nos braços.
O que restou de Tomas?
Uma inscrição: Ele queria o reino de Deus sobre a Terra.
O que restou de Beethoven?
Um homem carrancudo com uma cabeleira inverosímil a pronunciar um 'Es muss sein!'
O que restou de Franz?
Uma inscrição: Após um longo desvario, o regresso.
E sempre assim por diante. E sempre assim por diante. Antes de nos esquecerem, hão-de transformar-nos em kitsch. O kitsch é a estação de correspondência entre o ser e o esquecimento.»

Cap. 29
Sexta parte: A grande marcha
A insustentável leveza do ser
Milan Kundera

sábado, 2 de junho de 2012