quarta-feira, 22 de abril de 2015

Página-a-página #192

«-Sim, As leis, em última análise, existem para regular todos os fenómenos que se produzem sobre a face da Terra. O mundo no qual a luz é luz e a sombra é sombra. Um mundo onde o yin é o yin e o yang é o yang. Um mundo onde "eu sou eu/Ele é ele:/É Outono e anoitece". O teu lugar não é aqui. Tu pertences a um mundo intermediário, um pouco mais acima ou um pouco mais abaixo do nosso.
-Qual é melhor? -perguntei eu só por curiosidade. - Quer dizer, mais vale estar em cima ou em baixo?
-A questão não é essa -respondeu o senhor Honda. Acometido por um breve ataque de tosse, expectorou o catarro para um lenço de papel. Depois de o examinar atentamente, amarrotou o papel e deitou-o para o cesto dos papeis. -Não se trata de ser melhor ou pior. A ideia, aqui, é de não resistir à corrente. Vem-se à tona quando se deve vir à tona e mergulha-se quando se deve mergulhar. Quando tiveres de subir, procura a torre mais alta e trepa por ela até ao topo. Quando tiveres de descer, procura o poço mais fundo e desce até ao fim. Quando não houver corrente, fica tudo seco. E se ficar tudo seco à tua volta, o mundo vê-se envolto em trevas. "Eu sou ele/ Ele é eu:/ É Primavera e anoitece." Que é como quem diz, quando renuncio a mim, existo.»
Crónica do Pássaro de Corda
Haruki Murakami

Sem comentários:

Enviar um comentário