quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Página-a-página #210

«Hoje, pus cinco flores do jardim de Blanca Schnake em cima da secretária de Manuel, as últimas flores da estação, que ele nem será capaz de apreciar, mas a mim me dão uma tranquila felicidade. É natural extasiar-se diante da cor quando se vem do cinzento. O ano passado foi um ano cinzento para mim. Este raminho mínimo é perfeito: um copo de vidro, cinco flores, um inseto, a luz da janela. Nada mais. Nãoé sem razão que me custa recordar a escuridão de antes. Que longa foi a minha adolescência! Uma viagem subterrânea.»
O Caderno de Maya
Isabel Allende

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Uma boa história nunca acaba #131


The Water Diviner (2014). Drama. Guerra. Em 1919, o mundo tenta recuperar dos terríveis efeitos da Primeira Grande Guerra. Depois do suicídio da mulher, o agricultor australiano Joshua Connor viaja para a Turquia para descobrir o destino dos seus três filhos, desaparecidos em combate anos antes, durante a Campanha de Galípoli. Sem esperança de os encontrar com vida, ele apenas deseja trazê-los de volta à Austrália e enterrá-los junto da mãe, que não suportou o desgosto. Mas a esperança renova-se quando descobre que Art, o mais novo, pode ainda estar vivo. Assim, enquanto Connor percorre o país em busca da única família que lhe resta, há uma interrogação que o assalta a todo o momento: se o rapaz conseguiu sobreviver, porque nunca regressou a casa? E é ali, naquela busca desesperada pelos filhos, que vai conhecer Ayshe, uma viúva que se debate com as suas próprias perdas e de quem se torna amigo... Este é um filme sobre a guerra mas mais do que isso, é um filme sobre conexões, sobre a forma como o ser humano interage entre si. A mim o que mais me surpreendeu neste filme foi o facto de ser baseado numa história veridica. Mas além disso o filme está repleto de imagens lindíssimas. Vale a pena ver. Este blog aconselha!

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Página-a-página #209

«É verdade que a adrenalina é viciante. No Oregon havia alguns rapazes finalistas que estavam muito confortáveis na sua desgraça. A felicidade é fugidia, escorre por entre os dedos, mas aos problemas é possível agarrarmo-nos, são dotados de apoio, são ásperos, duros. Na academia, cultivava o meu próprio romance russo: eu era má, impura e perniciosa, enganava e feria quem mais gostava de mim, a minha vida já estava completamente lixada. Nesta ilha, ao invés, quase sempre me sinto boa, como se ao mudar  de paisagem também tivesse mudado de pele. Aqui ninguém conhece o meu passado, salvo Manuel. As pessoas confiam em mim, acham que sou uma estudante de férias que veio auxilia Manuel no seu trabalho, uma rapariga ingénua e equilibrada, que nada no mar gelado e joga futebol como um homem, uma gringa um bocado tontinha. Não penso defraudá-los.»
O caderno de Maya
Isabel Allende

sábado, 26 de setembro de 2015

Uma boa história nunca acaba #130


Life (2015). Biografia. Drama. Em 1955 o jovem fotógrafo Dennis Stock da agência Magnum tenta aproximar-se do actor em ascensão James Dean, para conseguir um grande destaque para a revista LIFE. Contudo, quando James não está relutante, ele é caótico, alegre, brincalhão e desobediente. E quando Dennis não está irritado, fica exasperado a tentar conseguir que o esquivo James Dean se concentre ou simplesmente apareça. Para fotografarem as raízes do actor, trocam a energia frenética de Nova Iorque pela quinta onde James cresceu, no Indiana. Dennis acha que está a fotografar uma estrela no momento em que esta vai cair. E, de facto, está a documentar os últimos momentos de intimidade e simplicidade que James Dean vai conhecer. Entre a viagem de Hollywood para Nova Iorque e de Nova Iorque para o Indiana, um profundo afecto e uma amizade improvável vai-se gradualmente desenvolvendo entre os dois jovens. Baseado em factos reais da vida de James Dean, este filme conta-nos como foram os últimos momentos da prematura vida deste actor. Este é um filme que este blog aconselha! Actualmente em exibição nos cinemas!

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Página-a-página #208

«(...)Explicava-me que o Sol é uma estrela pequena entre cem milhões de estrelas na Via Láctea e que havia seguramente milhões de outros universos para além daquele que agora podemos ver.
-Ou seja, Popo, somos menos que o suspiro de um piolho - era a minha conclusão lógica.
-Não te parece fantástico, Maya, que estes suspiros de piolhos sejam capaz de combater o prodígio do universo? Um astrónomo precisa de mais imaginação poética do que de senso comum, porque a magnífica complexidade do universo não se pode medir nem explicar, apenas intuir.
E falava-me do gás e da poeira estelar de que se formam as belíssimas nubelosas, verdadeiras obras de arte, pinceladas intrincadas de cores magníficas no firmamento, de como nascem e morrem as estrelas, dos buracos negros, do espaço e do tempo, de como possivelmente tudo se originou com o Big Bang, uma explosão indescrítivel, e das partículas fundamentais que formaram os primeiros protões e neutrões, e assim, em processos cada vez mais complexos, nasceram as galáxias, os planetas, a vida.
-Vimos das estrelas - costumava dizer-me.
-Isso é o que digo eu - acrescentava a minha Nini, tendo em mente os horóscopos.»

O Caderno de Maya
Isabel Allende

sábado, 19 de setembro de 2015

Histórias com história #13

New girl (2011-). Traduzida para português como Jess e os rapazes, esta série conta a vida de Jess, uma excêntrica e estranha rapariga, na casa dos 20, que depois de uma complicada e hilariante separação com o namorado decide dividir casa com mais três rapazes solteiros, mudando assim a vida de cada um deles da forma mais inesperada. Com cerca de 30 anos, Nick é de Chicago e trabalha num bar. Ficamos a saber que recentamente também ele passou por uma separação. Nick desistiu do seu curso de Direito apenas a três semestres do fim. Schmidt é o típico garanhão do grupo mas nunca tem sorte com as raparigas. É o único funcionário do sexo masculino na sua empresa, sendo muitas vezes objecto de escárnio pelas suas colegas do sexo feminino. E finalmente Winston é o companheiro de casa que Jess originalmente iria substituir mas que acaba por regressar da Letónia no 2º episódio. Winston tem uma incrível capacidade para captar novas habilidades com pouco esforço, mas é-lhe dificil encontrar e manter emprego, porque rapidamente se aborrece com tarefas repetitivas. Esta é uma série sobre a amizade e as suas vásrias vertentes e importância que tem nas nossas vidas. Com bastante humor, este blog aconselha!

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Uma boa história nunca acaba #129


The Young and Prodigious T. S. Spivet (2013). Acção. Aventura. Drama. Vou começar este post dizendo que já não via um filme assim há imenso tempo! Mas que filme tão agradável! Mesmo! T.S. Spivet vive num rancho isolado em Montana com os pais, a irmã Gracie e o seu irmão Layton. É um menino sobredotado e cientista apaixonado, que inventou a máquina de movimento perpétuo, o que fez com que ganhasse o prestigiado prémio do Museu Smithsonian, em Washington. Sem dizer nada à família, decide ir sozinho reclamar a sua recompensa, atravessando os EUA num comboio de carga para lá chegar. Só que no Museu, ninguém desconfia que o grande vencedor tem apenas dez anos de idade e que carrega um pesado segredo. Esta é a premissa do filme e garanto-vos que não desilude. Este filme faz-nos recuar no tempo e voltar à infância de uma forma especial através de um rapazinho de 10 anos. Vejam! Este blog aconselha!

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

TOP 5: Filmes que estreiam ainda este ano

Eis alguns dos filmes que estão para estrear ainda este ano em Portugal e que eu quero ver. O primeiro é Everest que estreia já dia 24 de Setembro. Este filme é baseado em factos reais e conta a história dos primeiros homens a chegar ao ponto mais alto do mundo no monte Evertst. O segundo filme é The martian, que tem estreia prevista para dia 1 de Outubro, e é baseado no livro de Andy Weir com o mesmo nome. Este conta a história de um astronauta que sofre um acidente durante o seu voo para Marte. O terceiro filme é o Walk in the Woods, já mencionado anteriormente aqui no blog e cuja data de estreia em Portugal ainda não foi anunciada.
Finalmente mais virado para o drama temos o filme Me and Earl and the dying Girl, com estreia no dia 12 de Novembro e The irrational Man que estreia já dia 17 deste mês. O primeiro é um drama adolescente e o segundo é sobre um professor de filosofia que está a ter crises existênciais. Estes filmes prometem, não vos parece?

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Uma boa história nunca acaba #128


«We determine who we are by what we do.»

Hitman: Agent 47 (2015). Acção. Crime. Thriller. Hitman é um assasino de elite que foi geneticamente modificado desde cedo para ser uma perfeita máquina de matar, sendo conhecido pelos dois últimos digitos no código de barras tatuado na parte de trás do seu pescoço. Ele é o culminar de várias décadas de investigação  dotando-o de uma força sem precedentes, velocidade, resistência e inteligência. O seu mais recente alvo é uma mega-corporação que pretende desvendar o segredo do passado do Agente 47 para criar uma um exército de assassinos cujos poderes podem superar os dele próprio. Juntando-se a uma jovem rapariga que pode guardar o segredo para vencer os poderosos e clandestinos inimigos, 47 confronta-se com revelações impressionantes sobre as suas próprias origens e uma grande batalha épica com o seu inimigo mortal. Este é, na minha opinião, um daqueles filmes dos quais, à primeira vista, não dariamos nada por ele mas que começando a ver e a descobrir os seus encantos, começamos a ganhar-lhe o gosto. Este blog aconselha!

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Projecto "Document your life"

"Document Your Life is an online video project that will hopefully make you notice the beautiful little things in the world, and inspire you to live your life to the fullest. The idea is that you film short clips of the best things you've seen & done, and compile them into a monthly video."
Hoje venho-vos falar neste pequeno projecto que já decorre há vários anos e que tem preenchido alguns canais do youtube. O prjecto chama-se Document your life e, tal como foi descrito acima, consiste em produzirmos pequenos clips de vídeo de momentos do nosso dia-a-dia para, ao fim do mês, os compilarmos num vídeo. Sempre fui adepta deste tipo de projectos mas há sempre algo que faz com que eu não os leve por diante. Ou a falta de tempo (desculpa mais comum), ou a falta de recursos (como uma boa câmara, um bom tripé, um bom programa de edição de víedeo, etc, etc, etc), ou mesmo a falta de paciência. Não obstante, gostaria de lançar aqui o desafio a todos aqueles que ficarem interessados no projecto, visto que estamos no inicio de um novo mês. É a altura ideal! Todas as informações estão no link aqui em baixo. Deem uma vista de olhos!

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Um desafio por mês #34


Setembro #22

Já dormes. É tarde, o relógio já se cansou da nossa eternidade, lá fora habita uma bruma fria e tu já entraste num sono profundo. Deitada neste nosso ninho branco respiras pausadamente sem incerteza nenhuma. Lado a lado como profundos amantes. Lado a lado como na vida. Eu olho-te e fico a amar-te intensa e indefinidamente. Deliciosamente. És para mim o átomo que acerta, a poesia que canta, o sonho que desperta. Aqui ao teu lado, teço um futuro verde de sonhos a partir de um novelo de esperança. Que ele nunca acabe, que eu construirei sempre sonhos sobre sonhos. 

E uma última coisa, avisa o destino de que vamos morrer juntos. Não haverá voltas nem contragolpes que façam com que seja de outra maneira! Asseguro-te que morreremos abraçados, tal como passámos toda a nossa vida. É assim e será assim porque nada neste mundo poderá fazer com que seja de outra forma. 

Já agora, boa noite. Descansa.
Alexandra Oliveira Villar