segunda-feira, 31 de março de 2014

Uma boa história nunca acaba #78


Inside Llewyn Davis (2013). Drama. Musica. Uma semana na vida de um jovem cantor no mundo musical de Greenwich Village, em 1961. Llewyn Davis encontra-se numa encruzilhada. Quando um Inverno severo atinge Nova York, o jovem, com a sua guitarra na mão, luta para ganhar a vida como músico e enfrenta obstáculos aparentemente intransponíveis, começando com aqueles que ele mesmo cria. O filme desenvolve-se em torno da música folk e do seu valor que foi sendo desgastado ao longo do tempo. Um filme sobre música a ter em conta...


quinta-feira, 27 de março de 2014


"Seremos nós neste mundo apenas canetas com tinta
Com que alguém escreve a valer o que nós aqui traçamos?"

Álvaro de Campos

Uma boa história nunca acaba #77



«‘What’ and ‘if’ - two words as nonthreatening as words come. But put them together side-by-side and they have the power to haunt you for the rest of your life: ‘What if?’…»

Letters to Juliet (2010). Comédia. Drama. Romance. Uma jovem americana viaja até Verona (de onde é originária Julieta Capuleto, da conhecida história de Romeu e Julieta) e decide aderir a um grupo de voluntários que respondem a cartas endereçadas a Julieta, dando conselhos amorosos aos seus remetentes. Quando responde a uma carta datada de 1957, ela inspira a sua autora a viajar até Itália, em busca da sua paixão perdida, acabando por desencadear uma série de ocorrências que trará amor às suas vidas, mais do que alguma vez imaginaram... Este é um filme levezinho, fresco, com aromas a Verão e Primavera. Tem como cenário algumas das mais bonitas paisagens de Itália que por si só já fazem com que o filme valha a pena. Este blog aconselha o filme a todas as românticas incuráveis e amantes de romance.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Personalidades #11


«O mistério do principio de todas as coisas é para nós indecifrável.»

Charles Darwin (1809-1882). Naturalista. Não só explicou o modo como as formas de vida surgem na Terra, como também mostrou que a nossa espécie ocupa uma posição igual às outras na árvore da vida. Foi um observador tão astuto do mundo natural e reuniu uma tal quantidade de factos que a sua argumentação se torna irresistivelmente persuasiva. Escreveu, entre outras obras, A origem das espécies que causou grande controvérsia em 1859.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Uma boa história nunca acaba #76


«-I want to send 18 yellow roses every day to Mary.
-You wanna send roses to the mother?
-Charlie, you always make sure the mama dog likes you before you go near her puppy.»

Beyond the sea (2004). Biografia. Drama. Música. Este filme é uma recriação da vida pessoal de Bobby Darin nomeadamente do relacionamento com a sua mulher Sandra Dee (actriz) e com a sua mãe. Para quem não conhece a vida e obra deste cantor, penso que tem aqui a oportunidade de conhecer um pouco daquilo que foi Bobby Darin (nome artístico). Para quem já conhece e admira o seu talento, com certeza que não ficará decepcionado com o filme. Eu, pessoalmente não conhecia e gostei. É claro que o filme não é recomendado a quem não gostar de musicais...

terça-feira, 11 de março de 2014

Pavement - Here


Página-a-página #112


«Sei que a inteligência infinita é aquilo que converte as bolotas em carvalhos, que faz com que a água corra a encosta abaixo respondendo à força da gravidade, que faz suceder a noite ao dia e o inverno ao verão, mantendo um o seu lugar certo em relação ao outro.»

«A indecisão é a semente do medo. A indecisão cristaliza em dúvida; as duas misturam-se no medo.»

«A sua tarefa na vida é alcançar o êxito. Para isso tem de encontrar a paz de espírito, adquirir as necessidades materiais da vida e, acima de tudo, alcançar a felicidade.»

Pense e fique rico
Napoleon Hill

Eram capazes?


Um projecto que reuniu vários estranhos com o objectivo de se beijarem.
 Querem ver o resultado?

segunda-feira, 10 de março de 2014

Divulgando #8



Esta iniciativa destina-se a todos aqueles que costumam julgar os livros pelas capas... agora já não há desculpa! Algumas livrarias aderiram a esta iniciativa embora não haja registos de ter chegado a Portugal.

domingo, 9 de março de 2014

Página-a-página #111


«O efeito do amor perdura, porque a sua natureza é espiritual. Aqueles que não podem ser estimulados pelo amor até aos píncaros da realização estão perdidos - estão mortos, embora pareçam viver.
Se você pensa que é infeliz porque amou e perdeu, está errado. Alguém que amor verdadeiramente nunca pode perder completamente. O amor é caprichoso e temperamental. Ele vem quando lhe apetece e desaparece sem avisar. Aceite-o e aproveite-o enquanto dura, mas não perca tempo a preocupar-se quando ele desaparece. Preocupar-se não o trará de volta.
Ponha de parte a ideia de que o amor só surge uma vez. O amor pode ir e vir vezes sem conta, mas não há duas experiências amorosas que o afectem exactamente da mesma maneira.Pode haver uma experiência amorosa que deixe uma marca mais profunda no coração do que outras, mas todas as experiências amorosas são benéficas, excepto para aqueles que se tornam rancorosos e cínicos quando o amor desaparece.»


Pense e fique rico
Napoleon Hill

Página-a-página #110

«-E há alguma coisa que o senhor espere de uma forma especial, algo que o faria feliz?
-Sim, sempre ouvi dizer que a Justiça de Deus vem do céu, e eu gostaria de apanhar alguma vez, mas desconheço a forma que ela tem.
-Triangular, sem dúvida. Deus mesmo teria forma triangular se ao mesmo tempo não a tivesse esférica. Mas não lhe será difícil reconhecê-la.
-Eu gostaria que assim fosse, sim.
-E que faria com ela?
-Guardá-la a sete chaves. A justiça divina é perigosa para a sociedade, e eu, sabe?, defendo o que está estabelecido.»
A Saga
Gonzalo Torrente Ballester

quinta-feira, 6 de março de 2014

Página-a-página #109


«Aqui temos liberdade de pensamento; liberdade na escolha e no usufruto da educação; liberdade religiosa; liberdade política; liberdade na escolha de um negócio, profissão ou ocupação; liberdade para acumular bens e propriedades e para possuir todos os bens e propriedades que conseguirmos acumular; liberdade para escolher o nosso lugar de residência; liberdade no casamento; liberdade de oportunidades iguais para todas as raças; liberdade de viajar de um estado para o outro; liberdade na escolha dos alimentos; e liberdade para tentar atingir qualquer posição na vida para a qual nos tenhamos preparado, até para a presidência dos Estados Unidos.»

«Há apenas um método fiável de acumular e manter legalmente a riqueza, que é prestar serviço útil.»

«As opiniões são a mercadoria mais barata do mundo. Se for influenciado pelas opiniões dos outros, não terá nenhum desejo realmente seu.»

Pense e fique rico
Napoleon Hill

Planeta de Idiotas


#9


«-Somos homens diferentes quando as coisas se tornam infernais.
-E quando é que isso acontece?
-O inferno surge quando o mal deste mundo é superior à nossa crença de que podemos vencê-lo. Perguntas-me quando é que tu chegarás a esse ponto? Não sei dizer-te. Só depende de ti.»

quarta-feira, 5 de março de 2014

Universo Elegante #3


Bem-vindo à 11ª Dimensão


«Há um século atrás, alguns cientistas pensavam que tinham sido descobertas quase todas as leis básicas do universo. Mas depois apareceu Einstein e mudou drasticamente as nossas visões de espaço, tempo e gravidade. E a Mecânica Quântica revelou as operações internas entre átomos e moléculas revelando um mundo bizarro e incerto. Então, longe de confirmarmos se revelámos tudo, o séc XX mostrou-nos que cada vez que olhamos mais de perto para o universo, descobrimos ainda mais uma camada inesperada da realidade. Enquanto embarcamos no séc XXI, estamos a ver uma fracção do que poderá ser a próxima camada: cordas vibrantes, sparticles, universos paralelos e dimensões extra. E, em poucos anos, experiências podem começar a dizer-nos se algumas ideias estão certas ou erradas. Mas, independentemente do resultado, vamos continuar a tentar, porque é isso que fazemos; seguimos a nossa curiosidade e exploramos o desconhecido. E daqui a 100 ou 1000 anos a visão actual do cosmos poderá parecer muito incompleta ou até atrasada. Mas, inegavelmente, as ideias do que chamamos 'Teoria das Cordas' são um testemunho do poder criativo do ser humano. Abriram um espectro totalmente novo de possibilidades e respostas a velhas perguntas. E com elas, demos um dramático passo na busca da compreensão total deste elegante universo.»

Universo Elegante #2


Cordas, a resposta

Para os físicos essa teoria que une a Relatividade Geral e a Mecânica Quântica é o Santo Graal, porque esta base dar-nos-ia uma única teoria matemática que descreveria todas as forças que governam o Universo. A Relatividade Geral descreve a mais familiar das forças: Gravidade; Enquanto que a Mecânica Quântica descreve as outras três: a Força Nuclear Forte, que é responsável por manter os protões e os neutrões no interior dos átomos, o electromagnetismo, que produz luz, electricidade e atracção magnética; e a Força Nuclear Fraca, responsável pelos detritos de radioactividade. Tudo o que acontece no universo, desde a quebra de um átomo ao nascimento das estrelas, não é nada mais do que estas forças a interagir com matéria. Na noite em que Michael Green e o seu colega estavam a tentar ver se os seus cálculos coincidiam, estava a trovejar e um deles disse 'Devemos estar muito perto de descobrir porque os deuses estão a tentar impedir-nos de fazer os cálculos'. Foi assim que 'The theory of Everything' ganhou popularidade e reconhecimento. No entanto esta teoria que parecia finalmente unificada, necessita de mais dimensões do que aquelas que são concebíveis ao ser humano, dando assim origem a cinco novas teorias de acordo com as dimensões. A questão é: Alguma destas teorias descreve o nosso universo? Se sim, então quem vive nos outros quatro mundos?

Divulgando #7


http://outrosquadrinhos.com.br/
http://outrosquadrinhos.com.br/hq/lapis-zen

Lápis Zen – Zen Pencils no original – é um site dedicado a adaptar citações de pessoas famosas para histórias em quadrinhos. Foi lançado em fevereiro de 2012 quando o autor – designer gráfico há oito anos – largou o emprego para se dedicar às suas paixões: ilustração e cartoon. As biografias de celebridades que lia na Wikipédia acabaram por inspirá-lo a largar o emprego e ir em busca do que queria fazer de verdade. As citações, a aptidão para o desenho e a vontade de compartilhar suas paixões com os outros levaram-no a criar o site que agora é mundialmente reconhecido.

terça-feira, 4 de março de 2014

Uma boa história nunca acaba #75


«Certas coisas, assim que as amamos, tornam-se nossas para sempre.E se tentarmos deixá-las, elas dão a volta e voltam para nós. Tornam-se parte do que somos. Ou destroem-nos.»

«Outro amante atinge o universo. O circulo foi quebrado. E como todos os amantes e pessoas melancólicas, eu sou um poeta.»

Kill your darlings (2013). Biografia. Drama. Romance. Inspirado numa parte da vida de Allen Ginsberg, este filme, juntamente com o 'Howl' e 'On the road' de Kerouac, publicados anteriormente neste blog, faz parte de um movimento, a chamada geração BeatNa verdade, a "Beat generation", tal como os Beatles, o movimento hippie e, antes de todos estes, o Existencialismo, fizeram parte de um movimento maior, hoje chamado de "contracultura". Sobre o filme não há muito a dizer, para quem já está familiarizado com este movimento, não estranha o conteúdo do filme que contém algumas partes obscenas. Quanto muito não seja pelo interesse em conhecer este movimento e esta geração de poetas, este blog aconselha este filme a todos os interessados.

domingo, 2 de março de 2014

Março #4

Ela olha-se ao espelho e acha-se bonita. Nem as rugas na cara a fazem imaginar outro sorriso. A tez é a única possível. Colorida por anseios e desassossegos, força e equilíbrio. Nas concentrações descritas em livros de alfarrabista serem de mulher, desta mulher.

No olhar de pálpebras já semi-caídas pelos números da vida transparece um olho de amêndoa doce de sonho. Ajeita o cabelo louro com a certeza de quem fez tudo bem. Ela sabe-o. Vê no espelho a mulher que quis ser em criança. Era exactamente aquela, com as mesmas rugas e com o mesmo olhar. Era o esboço realizado. O sonho concretizado. A mulher.

Fuma um cigarro como sempre fumou, em cada trago entranha o sabor do momento e nele desperta o futuro certo que há-de ser. Vive para si e vive-se no mundo. É para ela que faz o mundo girar e para ela que faz a vida acontecer. A voz por vezes já falha palavras agora despidas de qualquer incerteza, o coração nunca lhe falhou. E assim será até ao último dos dias. O dia em que o coração lhe falhará. O único dos dias em que ele não a respeitará.


Hoje, ela olha-se ao espelho e sabe-se bonita.
Alexandra Oliveira Villar

Um desafio por mês #16