Dallas Buyers Club (2013). Biografia. Drama. EUA, 1985. Ron Woodroof é um "cowboy" que sempre gostou de viver no limite... Até lhe ser diagnosticado o vírus VIH/sida e dado 30 dias de vida. Após um período inicial de total negação da doença, começa a ser tratado com o antiviral AZT, o único medicamento autorizado, que quase o conduz à morte. É então que decide procurar tratamentos alternativos noutras partes do mundo, independentemente da possível ilegalidade do seu uso nos EUA. É desse modo que, com a ajuda da Dra. Eve Saks, a sua médica, e de Rayon, um travesti também infectado, Ron cria o Clube de Dallas, cujo objectivo é fornecer os mesmos medicamentos a outras pessoas na mesma situação. O sucesso é de tal forma surpreendente que acaba por chamar a atenção das companhias farmacêuticas que, por razões económicas, começam a olhar para o Clube de Dallas como uma verdadeira ameaça ao seu império. Vencedor de vários Óscares, bem como globos de ouro, este é um filme a não deixar de ver. Este blog aconselha!
segunda-feira, 25 de julho de 2016
sexta-feira, 22 de julho de 2016
Página-a-página #160
«A maior dádiva que podemos oferecer a nós próprios é o compromisso de vivermos a nossa vida de forma autêntica. Sermos verdadeiros para connosco, porém, não é tarefa fácil. Precisamos de nos afastar das seduções da sociedade e viver a vida à nossa própria maneira, seguindo os nossos próprios valores e alinhados com os nossos sonhos originais. Precisamos de aceder aos nossos eus ocultos; explorar as esperanças profundamente enraizadas e invisíveis, os desejos, forças e fraquezas que fazem com que sejamos quem somos. Temos de entender onde estivemos e saber para onde nos dirigimos. Cada decisão que tomamos, cada passo que damos, deve estar de acordo com o nosso compromisso em vivermos uma vida que seja verdadeira, honesta e autêntica para connosco e apenas connosco. E à medida que vamos prosseguindo, podemos ter a certeza de experiência a fortuna muito além do que poderíamos imaginar.»
As cartas secretas do monge que vendeu o seu ferrari
Robin Sharma
segunda-feira, 18 de julho de 2016
Uma boa história nunca acaba #158
The man who knew infinity (2016). Biografia. Drama. Srinivasa Aiyangar Ramanujan nasceu na índia, em 1887. Já na infância, a sua inteligência excepcional deixa todos à sua volta impressionados. Por causa disso, ganha uma bolsa para o Liceu de Kumbakonam, onde desperta a admiração dos professores. Na adolescência começou, por auto-recriação, a estudar séries aritméticas e séries geométricas e com apenas 15 anos conseguiu encontrar soluções de polinómios de terceiro e quarto grau. Com essa idade teve acesso a um livro que marcou a sua vida: "Synopsis of Elementary Results on Pure Mathematics", a obra de George Shoobridge Carr, um professor da Universidade de Cambridge. O livro apresenta cerca de seis mil teoremas e fórmulas com poucas demonstrações, o que influenciou a maneira de Ramanujan interpretar a Matemática. Aos 16 anos fracassou nos exames de inglês e perdeu a bolsa de estudos. Sem desistir, continuou as suas pesquisas de forma autodidacta. Estudando e trabalhando sozinho, recria tudo o que já fora feito em Matemática. Mais tarde, decidiu frequentar uma universidade local como ouvinte. Os professores, percebendo as suas qualidades, aconselharam-no a enviar os resultados dos seus trabalhos para o grande matemático inglês G. H. Hardy. Em 1913, impressionado com o seu intelecto, Hardy convida-o para ir para Cambridge. Ali, apesar de todas as dificuldades de adaptação e de algum cepticismo do corpo docente, ele tornou-se professor no Trinity College e foi agraciado com o ingresso na Royal Society de Ciências. Em 1919, adoeceu com tuberculose e voltou para a Índia… Com realização e argumento de Matt Brown (“Ropewalk”), “O Homem Que Viu o Infinito” conta a história verídica de Srinivasa Aiyangar Ramanujan (1887 – 1920), um dos mais influentes génios matemáticos do século XX. Actualmente nos cinemas portugueses, este blog aconselha!
terça-feira, 12 de julho de 2016
Uma boa história nunca acaba #157
Shine (1996). Biografia. Drama. Música. Numa noite de inverno David entre num bar. Embora claramente excêntrico, ele é um excelente pianista, despertando desde logo a atenção e a simpatia de todos. A sua vida sempre foi caracterizada pelo domínio avassalador do seu pai que sempre pretendeu transformá-lo num grande pianista apesar do seu excessivo proteccionismo. Desafiando a autoridade do seu pai, aceita um convite para ir estudar para Londres. Apesar de toda a sua genialidade David tem bastantes dificuldades de adaptação o que lhe transforma a vida num caos. Entre o estudo da música e a dificuldade de saber encontrar um rumo claro para a sua vida tem um colapso, o que o obriga a voltar ao seu país, onde passa a viver num hospício. Contudo uma nova amizade surge e muda, definitivamente, o rumo dos acontecimentos. Baseado em acontecimentos reais este filme conta a história de David Helfgott, um dos grandes pianistas do seu tempo. Este blog aconselha!
terça-feira, 5 de julho de 2016
sexta-feira, 1 de julho de 2016
Subscrever:
Mensagens (Atom)